Regresso ao meu clube

Blogue de pauloalves :Paulo Alves: futsal e não só..., Regresso ao meu clube

Thursday 03 July 2014 18:05


Análise/comentário

Como se verifica no gráfico apresentado, existe alguma estabilidade ao nível do número de equipas participantes no Campeonato Distrital de Futsal da AF Guarda.

Como é natural, nas primeiras épocas desportivas o número de equipas inscritas era mais reduzido, no entanto verificou-se um aumento nas épocas seguintes, contando então com 10 equipas inscritas. O número mais elevado foi atingido na época 2010/11, onde se registou a participação de 12 equipas. A este ponto alto, sucedeu-se um decréscimo de equipas inscritas, realizando-se o campeonato da época 2011/12 com um total de 9 equipas.

Na época que agora se inicia, encontram-se inscritas 9 equipas, notando-se então a manutenção do mesmo número, relativamente à época anterior.

Se por um lado a manutenção do número de participantes, numa conjuntura económica por todos conhecida, parece ser um dado positivo, por outro verifico que, nos integrantes da lista de equipas participantes, não constam os nomes das equipas que na época anterior participaram no Campeonato Nacional da 3ª divisão, Aldeia Viçosa e Seia FC.

Este facto, só por si, merece uma análise detalhada mas, se recuar um pouco e analisar o histórico do campeonato distrital, verificam-se casos que, embora com contornos diferenciados, apresentam situações finais similares: interrupção da atividade;

  • época 2007/08 
  • Campeão distrital: AD "Os Beirões"
  • Na época 2008/09, participou no Campeonato Nacional da 3ª divisão e desceu. Na época seguinte participou no Campeonato Distrital; presentemente não tem atividade ao nível de futsal federado;
  • época 2008/09 
  • Campeão Distrital: Manteigas Futsal
  • Na época 2009/10, participou no Campeonato Nacional da 3ª divisão, tendo interrompido a sua participação e consequente desistência da competição, no decorrer do mês de dezembro. 

Outro caso que merece a minha atenção, tem a ver com o CDC do Pinheiro: sendo um clube que regista no seu palmarés duas participações no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, não se encontra inscrito para a participação no campeonato distrital da presente época. As razões de tal acontecimento são por mim desconhecidas neste momento, (procurarei respostas e se for autorizado, delas darei conta), mas é com alguma tristeza que vejo um dos históricos do nosso Futsal "caseiro", interromper a sua participação (espero e desejo que seja só uma interrupção).

Gostaria também de relevar e homenagear um clube que, desde o inicio da competição na AF Guarda, se encontra em atividade e se prepara para mais uma participação. O clube a que me refiro é o G.C.R.de Casal de Cinza. Contando com uma participação, na época 2007/08, no Campeonato Nacional da 3ª Divisão. É o único clube que após este tipo de participação ainda se mantém em atividade. Todos os outros deixaram de marcar presença nas competições da modalidade. 

 

Outra ocorrência que merece a minha atenção, prende-se com o insucesso da participação das equipas do nosso distrito, nos Campeonatos Nacionais. Nenhuma equipa conseguiu até ao momento, a manutenção nesse patamar de competição. Após uma promoção, verificou-se fatalmente a despromoção. Evidentemente que existe um caso de sucesso no meio deste descalabro, e esse dá pelo nome de GDR Lameirinhas. Este "caso", por razões obvias, não será alvo de mais considerações neste momento, uma vez que se é verdade que é um caso de sucesso, também é verdade que não representa o nível do Futsal do nosso distrito, estando a um nível muito distante de todas as outras.

 

Neste artigo procurei, apenas e só, fazer um retrato resumido do panorama do nosso Futsal Distrital ao longo destes anos de existência, tendo por objetivo o lançamento de um debate que, em minha opinião, tarda em surgir. Assumindo-me como homem do Futsal, continuarei atento ao que se passa e, dentro das minhas possibilidades, darei o contributo que entender ser util.

Próximo artigo: Organização do Departamento de Futsal

Obrigado e até já...

Sunday 23 September 2012 17:32 , em futsal distrital


Evolução do nº de equipas participantes no Campeonato Distrital de Futsal da A.F. Guarda

Blogue de pauloalves :Paulo Alves: futsal e não só..., Evolução do nº de equipas participantes no Campeonato Distrital de Futsal da A.F. Guarda

Sunday 23 September 2012 13:08 , em futsal distrital


NOVA FASE

Blogue de pauloalves :Paulo Alves: futsal e não só..., NOVA FASE
Pela primeira vez em 14 anos, estou em período de "férias", que é como quem diz, não estou a exercer a função de treinador. Sensação estranha? Sim. 
Esta sensação é isso mesmo, estranha, porque ao longo destes muitos anos criei rotinas que agora foram alteradas; no fundo estou a viver o futsal de outra forma. 
O futsal fazia parte integrante do meu dia a dia e, embora continue a fazer, encaro-o de uma forma nova e é dessa forma que, enquanto não regressar à atividade, o vou tratar.
Neste contexto vou procurar estar atento ao que se passa no campeonato Distrital da Guarda fazendo as minhas observações e reflexões. Delas poderei dar conta neste espaço, se as mesmas se enquadrarem nos meus padrões de ética.
Ao mesmo tempo, vou partilhar alguma da minha experiência na condução de uma equipa de futsal, quer ao nível de conteúdos de treino, quer ao nível de organização e funcionamento das estruturas de suporte.
Todo o material colocado à disposição dos que visitarem este espaço, deve ser encarado apenas e só como a MINHA forma de entender a modalidade, não pretendendo por isso que a minha visão seja a vossa visão.
Uma outra vertente desta minha nova fase e, ao mesmo tempo, deste espaço, prende-se com a disponibilidade para divulgação de eventos relativos à modalidade, estando por isso recetivo para enquadrar a vossa colaboração. 
Irei tentar atualizar este espaço com alguma regularidade, ficando a promessa de a primeira publicação acontecer até ao final da semana.
Obrigado e até já.

Wednesday 19 September 2012 11:59 , em futsal distrital


O FIM DE UM CICLO

Blogue de pauloalves :Paulo Alves: futsal e não só..., O FIM DE UM CICLO


É com a certeza do dever cumprido que anuncio o fim da minha colaboração com o ABC NELAS.

Foram quatro épocas desportivas de muitas conquistas e também de uma grande desilusão.

As conquistas foram muitas, destacando sem duvida a colocação do nome do ABC NELAS num patamar nacional. Hoje, o nome do clube é imediatamente associado ao panorama do futsal nacional e este capital alcançado honra quem tanto lutou por ele.

Por outro lado, o trabalho para o futuro do clube está em pleno desenvolvimento, sendo exemplo disso a constituição do plantel sénior para a época que agora acabou; dele faziam parte cinco atletas juniores e três séniores de primeiro ano. Quando digo em pleno desenvolvimento, digo-o com a convicção de que as tarefas seguintes e quem ficar com a responsabilidade de as levar a cabo, terão continuidade; entendo, como academista, que é por aí que terá que passar o futuro.

Poderia destacar outras mas entendo que este não é o espaço ideal para o fazer restando a plena consciência do trabalho desenvolvido.

Refiro também uma grande desilusão e esta tem a ver, como é óbvio, com os resultados desportivos conseguidos na presente temporada.

As responsabilidades têm que ser assumidas e, nesse sentido, eu como responsável técnico assumo as consequências de tal desempenho e, inevitavelmente, deixo o comando técnico da equipa sénior do ABC NELAS. Esta decisão vem na sequência de uma reflexão profunda, por isso só agora a torno pública. Por ter sido bastante ponderada e por entender que é necessário um novo impulso, sinto que esta é a decisão que melhor serve os interesses do clube. Por outro lado sinto que ainda há um imenso e motivante trabalho a desenvolver e por aí passa a minha frustração - por saber que não farei parte desse futuro que se pretende cheio de conquistas para o nosso clube.

Quem esteve por dentro sabe das dificuldades enfrentadas desde o começo dos trabalhos de preparação da época agora finda. Sempre fui frontal na abordagem dos problemas e na exposição dos mesmos, pelo que, apesar da enorme desilusão, todos deveremos retirar as reais conclusões e perspetivar o futuro com as pertinentes correções.

Digo frequentemente que nunca esqueço quem me ajuda e nesse sentido faço questão de enviar um abraço a todos os atletas que, ao longo destas quatro épocas desportivas, tive a honra de comandar: Zé-Tó (grande Zé-Tó), Gaza, Joca, Luís, Tiago Gomes, Edgar, Henrique, Ronaldinho, Miguel, Sérgio, Pêpê, Zé Ricardo, Nuno Seco, Roberto, Pelé, Tiago Carvalho, Ricardinho, Ricardo Ribeiro, Nelo, Manú, André Sapata, Vítor Pais, Júlio, Edú, China, Bessa, Traitas, Rui Vendeiro, Hélder, Bruno Costa, Bruno Marques, Russo, João Tiago, Bruno Freitas, André, Rafael, Tiago Fonseca, Chico, Celestino, Vasconcelos.

Não posso esquecer os meus braços direitos, Hugo Moura e Marito, que foram sempre leais e colaborantes, mas para além de tudo foram e serão sempre grandes amigos e grandes Homens.

Relativamente à estrutura diretiva envio o meu profundo agradecimento por me terem proporcionado estes quatros anos extremamente enriquecedores, sabendo que tudo fizeram para criar as condições para o sucesso; nem tudo foi possível mas sei que, alguns, tudo tentaram.

Permitam-me uma palavra final para o “meu” Presidente, Joaquim Amaral: sei que não era este o desfecho que desejava. Fique com o meu agradecimento profundo pelo trabalho que desenvolveu e seguramente continuará a desenvolver no futuro, mas todos os ciclos têm um prazo de validade e entendo que o meu chegou ao fim. Fica a admiração e apreço que um homem da sua estirpe merece.

Finalmente, gostaria de expressar um desejo: alcançar o desiderato que o lema do clube encerra:

O ABC SOMOS TODOS NÓS

Saturday 02 June 2012 16:55 , em ABC NELAS


|

abrir barra
Fechar barra

Deve estar conectado/a para escrever uma mensagem pauloalves

Deve estar conectado/a para adicionar pauloalves os seus amigos

 
Criar um Blog